Home E-mail Sobre Tutorial - Busca Banco de Dados

Maytenus ilicifolia

Herbário

É uma coleção composta por exemplares de plantas secas com flores, frutos e sementes montados em cartolina ou preservados em líquidos fixadores e amostras de madeiras. As plantas armazenadas no herbário podem ser herbáceas, arbustos ou árvores. As herbáceas são plantas rasteiras de aproximadamente 40 cm de altura e, ao serem coletadas, devem ser preservadas com suas raízes. Os arbustos e as árvores, no entanto, devem ser coletados ramos de aproximadamente 30 cm contendo flores e/ou frutos. Esses materias são secos e preservados na forma de exsicatas.

Através do herbário podemos obter informações a respeito da morfologia, sistemática, distribuição geográfica, habitat, taxonomia, utilidade das plantas e afins, que são base para a realização de trabalhos na área de botânica e também etnobotânica. Muitas das espécies preservadas em um herbário são provenientes de locais onde a vegetação foi perturbada ou mesmo totalmente devastada, tornando os dados das etiquetas que acompanham esses exemplares ainda mais valiosos. As plantas devem conter informações tais como nome científico, família botânica, quem identificou, nome(s) vulgar(es), porte e dimensões, tonalidade das folhas e flores, se espécie nativa ou cultivada, habitat, as características das folhas, local e data da coleta, nome do coletor, grau de freqüência na região coletada, aplicação de uso quando houver.

Depósito de Exsicatas

Exsicata é nome que se dá à planta herborizada e acondicionada em uma pasta ou folha de papel. Exsicata deriva do latim exsicco que quer dizer secar (Simões et al., 1999).

A herborização é o processo de preparação do material vegetal coletado para preservá-lo em uma coleção de plantas denominadas herbário. A Herborização é obrigatória, mesmo que o objetivo da coleta seja a obtenção de um extrato ou de substâncias ativas, para que sirva como testemunho de que aquela espécie foi utilizada para determinado procedimento (Simões et al., 1999).

A Herborização inicia-se com a coleta, tomando-se o cuidado de coletar plantas que contenham estruturas reprodutivas, como flores, frutos e sementes, o que facilita a identificação.

Os ramos ou plantas inteiras são colocados entre várias folhas de papel absorvente, tendo-se o cuidado de estendê-las, evitando amarrotamentos. Em cada folha de papel ocupada é conveniente deixar algumas vazias, evitando estragos recíprocos entre as espécies.

Essas folhas de jornais serão separadas por cartões de papelão, os quais facilitam a passagem de ar quente entre os conjuntos. Todos os conjuntos assim montados devem ser colocados entre duas lâminas de madeira e amarrados fortemente com cordas. Essas prensas de madeiras têm a função de manter o material coletado apertado entre os papéis e papelões, de modo que, ao secar, os ramos, folhas e flores permaneçam perfeitamente distendidos.

As plantas herborizadas devem ser colocadas em uma fonte de calor para a eliminação da umidade. Para isso, em laboratório, utiliza-se uma estufa de ar comprimido. Poderá utilizar também, uma lâmpada, sol ou qualquer outro tipo de objeto emanante de calor. Cada espécie vegetal tem um tempo de secagem diferente, que vai depender da quantidade de água existente na planta. Com o material vegetal devidamente seco inicia-se o preparo da exsicata. O material vegetal deve ser fixado em cartolina e armazenado no herbário.