Maytenus ilicifolia
A Coleção de Plantas Medicinais e Aromáticas - CPMA, foi criada em 1989, sendo que seus primeiros acessos foram doados pela faculdade de Agronomia da Universidade de Brasília, e pelo Cenargen – EMBRAPA. Desde então, a coleção vem recebendo doações de diversas instituições de pesquisas, produtores particulares, pessoas que a visitam, e coletas que são realizadas no âmbito de projetos de pesquisas. A CPMA, durante todos esses anos já contou com apoio de projetos e recursos da Divisão de Agrotecnologia (DAGRO), da qual faz parte, dentro do CPQBA/UNICAMP.
Recentemente foi apoiada pelo CNPq dentro de um programa especial de através do projeto “Modernização e informatização da coleção de plantas medicinais e aromáticas CPMA fiel depositária junto ao CGEN” (Conselho de gestão do patrimônio Genético/Ministério do Meio Ambiente). A CPMA atende a instituições de pesquisa, ensino e extensão, treinamentos e desenvolvimento de projetos de pesquisa.
A CPMA, possui aproximadamente 450 espécies de plantas, com diferentes acessos que são provenientes de diversas regiões do Brasil e do Mundo e, na maioria dos casos, já chegam à coleção com informações sobre certas características biológicas e sobre o uso na medicina popular, servindo de direcionamento para investigações e desenvolvimentos próprios dos processos de domesticação e de validação. O material desta coleção compreende aproximadamente 2.000 acessos, de 78 famílias de plantas medicinais e aromáticas, na forma de cultivo contínuo em campo, sementes e preservação em cultura de tecidos. O acervo é constituído de material selvagem e domesticado. A CPMA conta ainda com um herbário onde estão depositadas mais de 1.300 exsicatas de plantas de diversas procedências.
Na CPMA, as espécies são reunidas em canteiros com características adequadas ao hábito de crescimento e ao ciclo vegetativo. Têm-se assim, ambientes específicos para plantas: de solo arenoso, argiloso, aquático, de locais sombreados ou de pleno sol, perenes, anuais, de porte herbáceo, arbustivo, arbóreo e trepadeiras.