Maytenus ilicifolia
O projeto visa a obtenção do pigmento vermelho, extraído das folhas da espécie Arrabidea chica, e desenvolvimento de um Batom vermelho com tal pigmento. O projeto envolve o plantio da espécie no CPQBA e a avaliação agronômica e química (Divisão de Fitoquímica do CPQBA) de 4 acessos da espécie coletados em: Belém, Curitiba, Manaus e Mato Grosso. O genótipo selecionado para a confecção do baton será cultivado em maior escala e o produto final será submetido às análises toxicológicas na Divisão de Farmacologia e Toxicologia do CPQBA.
Trata-se de projeto com o objetivo de planificar o cultivo da Artemisia annua em área da empresa Laborgen, em Indaiatuba. As atividades envolvem o plantio experimental em Indaiatuba a partir de linhagem de sementes produzidas pelo CPQBA, bem como o projeto para as instalações e pessoal necessário, e o sistema operacional estimado para fornecer aproximadamente 30 Ton de folhas secas de Artemisia annua na fabrica da Laborgen. O projeto insere-se no contexto da produção de antimaláricos a partir da Artemisia annua e conta com propostas de outras Divisões do CPQBA.
Objetivando extrair o óleo essencial de Lírio, foi desenvolvido método de enfleurage utilizando-se metodologia tradicional com variação dos parâmetros : número de flores, tempo de exposição da gordura às flores, tipo de gordura e tempo de solubilização da gordura em etanol para retirada do absoluto.